segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Alimentos sagrados _ 2° ano _ Matriz ocidental

Turma: 2º ano

 Conteúdo:   Alimentos sagrados.

Objetivo:   exemplificar alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas, nas quatro matrizes.  Identificar significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e tradições religiosas, nas quatro matrizes.

 Encaminhamento:

 Relembrar o alimento sagrado trabalhado na aula anterior: Pipoca, para o orixá Omolu.

Entregar uma tirinha e uma tesoura para cada estudante recortarem as letras e formarem o nome dos alimentos sagrados da aula de hoje.

 


Os estudantes irão formar as palavras PÃO E VINHO.

Ouvir a canção: Pão e Vinho -Ministério Amor e Adoração

Pão e vinho te apresentamos nesse altar
Como sinal que tu recolhes nossa oferta
Tudo o que somos deixamos aqui

É um milagre que se dá
O pão e o vinho em corpo e sangue
Vão se transformar
Não há limites para o amor
Vem transformar também minha vida
Oh senhor, é teu esse milagre de amor

É um milagre que se dá
O pão e o vinho em corpo e sangue
Vão se transformar
Não há limites para o amor
Vem transformar também minha vida
Oh senhor, é teu esse milagre de amor

É teu esse milagre de amor
É teu esse milagre de amor

Fonte: Musixmatch

Compositores: Thiago Tomé / Carlos Tocco



Após ouvir a música, realizar atividade de representação da Santa Ceia.


Fonte: https://santhatela.com.br/juan-juanes/juanes-santa-ceia


atividade adaptada de : http://ensinoreligiosoemsala.blogspot.com/ 

Linguagens sagradas _ 1° ano _ Matriz Ocidental

Turma: 1º ano 

Conteúdo:  Linguagens sagradas.

 Objetivo:  conhecer alguns mitos de criação, orais e escritos, das quatro matrizes.

 Mito cristão da criação

 Iniciar a aula questionando aos estudantes quem e como eles imaginam que a terra foi criada e tudo que vive nela, as pessoas, os animais, etc.

Em seguida, pedir que desenhem como isso se deu.

Após os estudantes desenharem e compartilharem com a turma o que desenharam o no que acreditam ter sido a forma que o mundo onde vivemos foi criado, apresentar a música a seguir com a letra para acompanhar.

Muito Bom - Minha Vida é Uma Viagem







Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QyiNcEPPb5o


LETRA DA CANÇÃO: 

Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom
Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom

Primeiro dia
Disse haja Luz
Separou o dia da noite

Segundo dia
Fez separação
Entre o céu e as águas da terra

Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom
Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom

Terceiro dia
Rios e mares fez
E na parte seca, vegetação

Quarto dia
Ele fez o sol
Fez também a lua e estrelas

Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom
Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom

Quinto dia
Aves lá no céu
Peixes lá nos rios e mares

Sexto dia
Animais da terra
Homem e mulher à Sua imagem

Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom
Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom

Sétimo dia
Ele descansou
E santificou esse dia
Ele descansou
E santificou esse dia

Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom
Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom
Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom
Dê uma volta e veja tudo que Deus fez
Foi muito bom

 Fonte: LyricFind

Compositores: Daniel Ludtke


 Após retomar com os estudantes o que teria sido criado nos 7 dias que estão descritos na música,solicitar aos estudantes que representem o mito de criação cristão em quadrinhos.

 DIA 1        

 

 DIA 2

 DIA 3

 DIA 4

 DIA 5

 DIA 6

 DIA 7



sábado, 11 de setembro de 2021

Alimento Sagrado_Matriz Africana

 

TURMA: 2° ANOS           

CONTEÚDO: Alimentos sagrados.

OBJETIVOS: Exemplificar alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas, nas quatro matrizes. Identificar significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e tradições religiosas, nas quatro matrizes

 

DESENVOLVIMENTO:

 

Com auxílio do datashow reproduzir para os estudantes o trecho da videoaula Ensino Religioso - 2º e 3º ano - 17/06/2020 (trecho 19:13 à 23:11) onde conta-se o mito de Omolu.


Em seguida ouvir ao  Ponto de Obaluaê - Senhor das palhas, chamar atenção dos estudantes para o trecho em destaque:



É Obaluaê
É Obaluaê
É Atotô
É Obaluaê
É Obaluaê

Se você está sofrendo
Num leito frio e com dor
Com pipoca e dendê
Muita gente ele curou

Se o seu corpo está ferido
E não pode mais suportar
Peça proteção a ele
Que ele irá lhe ajudar
Seu Obaluaê

É Obaluaê
É Obaluaê
É Atotô
É Obaluaê
É Obaluaê

Conhece o segredo da vida
Do começo, meio e fim
Ó meu senhor das palhas
Tenha muita dó de mim
Na procissão das almas
Que partem para o infinito
Ele vai mostrando a elas
Outro mundo mais bonito
Seu Obaluaê

Em sala, propor aos estudantes a confecção de “pipocas” com papel crepom branco para compor o alguidar de Omulu em um cartaz para exposição na escola, contando sobre esse alimento sagrado de matriz africana.

Demostrar as imagens a seguir, para referência e ampliação do repertório.

ALGUIDARES : 
http://religiosos.cantofe.com.br/assentamentos/barro-alguidar

BANHO DE PIPOCAhttps://atarde.uol.com.br/coluna/tempopresente/2083089-semana-de-omolu-movimenta-s-lazaro-premium


 

Oferta para Omolu https://www.youtube.com/watch?v=3Q0r4kuT6yY

Orixá Omolu https://tungracas.wordpress.com/2018/12/09/xire-para-omolu-o-senhor-das-doencas/



sábado, 10 de julho de 2021

Símbolos religiosos _ Matriz Africana


  CONTEÚDO:

Símbolos religiosos


OBJETIVOS:


Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas, contemplando as quatro matrizes.

Organizações religiosas e Lugares sagrados _ Matriz Ocidental

 


CONTEÚDO:

  • Organizações religiosas
  • Lugares sagrados.

OBJETIVOS:


  •  Conhecer a diversidade religiosa da cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.
  •  Conhecer alguns lugares sagrados existentes na cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes

Organizações religiosas _ Introdução


 CONTEÚDO:

Organizações religiosas.

OBJETIVOS:


 Conhecer a diversidade religiosa da cidade de Curitiba, contemplando as quatro matrizes.