TURMA: 2° ANOS
CONTEÚDO: Alimentos sagrados.
OBJETIVOS: Exemplificar alimentos considerados sagrados por diferentes culturas, tradições e expressões religiosas, nas quatro matrizes. Identificar significados atribuídos a alimentos em diferentes manifestações e tradições religiosas, nas quatro matrizes
DESENVOLVIMENTO:
Com auxílio do datashow reproduzir para os estudantes o trecho da videoaula Ensino
Religioso - 2º e 3º ano - 17/06/2020 (trecho 19:13 à 23:11) onde conta-se o
mito de Omolu.
É Obaluaê
É Obaluaê
É Atotô
É Obaluaê
É Obaluaê
Se você está sofrendo
Num leito frio e com dor
Com pipoca e dendê
Muita gente ele curou
Se o seu corpo está ferido
E não pode mais suportar
Peça proteção a ele
Que ele irá lhe ajudar
Seu Obaluaê
É Obaluaê
É Obaluaê
É Atotô
É Obaluaê
É Obaluaê
Conhece o segredo da vida
Do começo, meio e fim
Ó meu senhor das palhas
Tenha muita dó de mim
Na procissão das almas
Que partem para o infinito
Ele vai mostrando a elas
Outro mundo mais bonito
Seu Obaluaê
Em sala, propor aos estudantes a
confecção de “pipocas” com papel crepom branco para compor o alguidar de Omulu em um cartaz para exposição na escola, contando sobre esse alimento sagrado de
matriz africana.
Demostrar as imagens a seguir,
para referência e ampliação do repertório.
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ALGUIDARES : http://religiosos.cantofe.com.br/assentamentos/barro-alguidar |
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BANHO DE PIPOCAhttps://atarde.uol.com.br/coluna/tempopresente/2083089-semana-de-omolu-movimenta-s-lazaro-premium
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Oferta para Omolu https://www.youtube.com/watch?v=3Q0r4kuT6yY |
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Orixá Omolu https://tungracas.wordpress.com/2018/12/09/xire-para-omolu-o-senhor-das-doencas/ |