quarta-feira, 4 de julho de 2018

Sagrado feminino



CONTEÚDO:  Sagrado feminino.

OBJETIVO:  Identificar a existência do sagrado feminino na diversidade religiosa contemplando as quatro matrizes.

ENCAMINHAMENTO:


Realizar a leitura do livro TODO DIA É DIA DE MALALA de Rosemary McCarney , ler uma breve biografia da Malala:



Biografia de Malala Yousafzai   


Malala Yousafzai (1997) é uma jovem paquistanesa, militante dos direitos das meninas de ir à escola. Aos 17 anos, é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Malala Yousafzai nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão, no dia 12 de julho de 1997. Filha de Ziauddin Yousafzai, professor e dono de escola incentivou o estudo da filha. Em 2008, o Talibã destruir 150 escolas para meninas no Paquistão. Malala ia para o colégio com o uniforme escondido dentro da mochila, para não ser atacada. Malala começou a escrever um blog, em que contava os obstáculos para estudar e seguir seu sonho de ser médica. Em outubro de 2012, quando já dava entrevistas e aparecia na televisão defendendo o direito das meninas à educação, recebeu três tiros contra sua cabeça, no momento em que estava dentro do ônibus que a levaria para a escola. Malala Yousafzai que estava com quinze anos, foi levada para a Inglaterra, onde se submeteu a tratamento. A jovem sobreviveu ao atentado e, aos 16 anos tornou-se porta voz de uma causa - o direito à educação. Vive exilada em Birmingham, junto com sua família. No dia 12 de julho de 2013, quando comemorou 16 anos, discursou para uma plateia de representantes de mais de 100 países na Assembleia da ONU, em Nova Iorque. Em outubro, recebeu o Prêmio Sakharov, dado pelo Parlamento Europeu. No dia 10 de outubro de 2014, com 17 anos, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a mais jovem ganhadora da premiação. No dia 29 de março de 2018, Malala voltou ao Paquistão, depois de seis anos, quando se encontrou com o primeiro-ministro paquistanês na capital Islamabad. Malala fez um breve discurso televisionado quando se emocionou e disse que se dependesse dela, jamais teria deixado o Paquistão.


Levantar questionamentos com os estudantes:
  • Vocês já tinham ouvido falar de Malala?
  •  Qual a opinião de vocês sobre o que ela passou? Vocês conhecem historias de mulheres como Malala? Que lutaram ou lutam contra imposições na sociedade?


Elaborar com os estudantes  uma lista de nomes de mulheres conhecidas na comunidade, famosas ou não que realizam trabalhos significativos nas igrejas, nas escolas, nos hospitais, no comércio e em outros setores da sociedade. 

Na agenda solicitar que realizem uma pesquisa sobre uma mulher que tenha destaque na sociedade defendendo o direito das mulheres, na religião, educação, politica e etc, e explicar o porquê dessa escolha.