CONTEÚDO: Sagrado feminino.
OBJETIVO: Identificar a existência do sagrado feminino na diversidade religiosa contemplando as quatro matrizes.
ENCAMINHAMENTO:
Realizar a leitura do
livro TODO DIA É DIA DE MALALA de
Rosemary McCarney , ler uma breve biografia da Malala:
Biografia
de Malala Yousafzai
Malala
Yousafzai (1997) é uma jovem paquistanesa, militante dos direitos das meninas
de ir à escola. Aos 17 anos, é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Malala
Yousafzai nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão, no dia 12 de julho de
1997. Filha de Ziauddin Yousafzai, professor e dono de escola incentivou o
estudo da filha. Em 2008, o Talibã destruir 150 escolas para meninas no
Paquistão. Malala ia para o colégio com o uniforme escondido dentro da mochila,
para não ser atacada. Malala começou a escrever um blog, em que contava os
obstáculos para estudar e seguir seu sonho de ser médica. Em outubro de 2012,
quando já dava entrevistas e aparecia na televisão defendendo o direito das
meninas à educação, recebeu três tiros contra sua cabeça, no momento em que
estava dentro do ônibus que a levaria para a escola. Malala Yousafzai que
estava com quinze anos, foi levada para a Inglaterra, onde se submeteu a
tratamento. A jovem sobreviveu ao atentado e, aos 16 anos tornou-se porta voz
de uma causa - o direito à educação. Vive exilada em Birmingham, junto com sua
família. No dia 12 de julho de 2013, quando comemorou 16 anos, discursou para
uma plateia de representantes de mais de 100 países na Assembleia da ONU, em
Nova Iorque. Em outubro, recebeu o Prêmio Sakharov, dado pelo Parlamento
Europeu. No dia 10 de outubro de 2014, com 17 anos, Malala recebeu o Prêmio
Nobel da Paz, tornando-se a mais jovem ganhadora da premiação. No dia 29 de
março de 2018, Malala voltou ao Paquistão, depois de seis anos, quando se
encontrou com o primeiro-ministro paquistanês na capital Islamabad. Malala fez
um breve discurso televisionado quando se emocionou e disse que se dependesse
dela, jamais teria deixado o Paquistão.
Levantar
questionamentos com os estudantes:
- Vocês já tinham ouvido falar de Malala?
- Qual a opinião de vocês sobre o que ela passou? Vocês conhecem historias de mulheres como Malala? Que lutaram ou lutam contra imposições na sociedade?
Elaborar com os estudantes uma
lista de nomes de mulheres conhecidas na comunidade, famosas ou não que realizam trabalhos
significativos nas igrejas, nas escolas, nos hospitais, no comércio e em outros
setores da sociedade.
Na agenda solicitar que realizem uma pesquisa sobre uma
mulher que tenha destaque na sociedade defendendo o direito das mulheres, na
religião, educação, politica e etc, e explicar o porquê dessa escolha.