terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Ritos Religiosos_ Cura _ 4 matrizes


CONTEÚDO: Ritos Religiosos

OBJETIVO: Conhecer a função e importância dos ritos e rituais de cura nas quatro matrizes.

ENCAMINHAMENTO:


1° momento:
Realizar a leitura da obra Uma estátua diferente[1] Após a leitura chamar a atenção dos estudantes para o trecho em que aparece Mamadu, o curandeiro.



[1] Uma Estátua Diferente Autor: Belliere, Charlotte



















Entregar impresso para os estudantes o trecho impresso:

..... Mamadu é um curandeiro.
Mamandu espalha alguns grãos ao redor da velhinha, começa um canto ritualístico e atrai as crianças para uma dança empolgante. As crianças irradiam alegria. Já os pais, esses não se sentem lá muito convencidos ...

Destacar no texto a palavra: CURANDEIRO

Em roda de conversa, levantar questionamentos e fomentar a discussão acerca da palavra que foi destacada no texto, como:

  •     Qual o significado dessa palavra?
  •     Vocês conhecem algum curandeiro?
  •      Algum de vocês já recebeu algum tratamento que não foi receitado por um médico formal e se sentiu melhor? Qual foi?

Mostrar para os estudantes que a palavra CURANDEIRO, tem sua origem na palavra CURAR, e que assim como Mamadu, personagem que aparece no livro Uma estátua diferente, os Curandeiros existem e são muito procurados, em especial no continente Africano.

Em seguida, mostrar para os estudantes que assim, como os Curandeiros em África, no Brasil, temos as chamadas Benzedeiras.
Realizar reflexões semelhantes às que foram feitas com relação a palavra Curandeiro com a palavra Benzedeira:
  •     Qual o significado dessa palavra?
  •     Vocês conhecem alguma benzedeira?
  •     Você conhece ou já fez uso de alguma erva conhecida como medicinal para aliviar alguma dor ou curar doenças?

2° momento:

Em copinhos de café, colocar algumas amostras de plantas popularmente conhecidas como plantas medicinais, ressaltando para os estudantes que o uso de plantas para tratar doenças é tão antigo quanto a história da humanidade, mas saber conservar e usar cada tipo é fundamental para garantir que o remédio funcione.

Sugestão de plantas medicinais para demonstrar para os estudantes[1]:

·        Alecrim: seu uso medicinal mais comum é em compressas para aliviar contusões e hematomas. Diminui as dores provocadas por doenças reumáticas e articulares.
·        Babosa: A famosa Aloe vera entra na composição de vários xampus e cremes feitos com a polpa branca de suas folhas, é usada para acelerar a cicatrização e como antisséptico.
·        Boldo-do-chile: melhora a digestão e, indiretamente, as funções hepáticas. Se a ideia é dar uma força à digestão, prefira batê-las com um copo de água e beber na mesma hora.
·        Camomila: A erva é muito usada para acalmar cólicas e como anti-inflamatória.
·        Erva-doce: É um bom remédio contra gases e evita contrações dolorosas do estômago e intestino, as populares cólicas.

3° momento
Realizar uma pesquisa junto as famílias sobre tratamentos com ervas medicinais utilizados no seu dia a dia, no caso de não fazerem o uso, questionar se conhecem algum tipo de erva popular e qual o seu uso medicinal.

4° momento:

Diante dos dados trazidos na pesquisa realizada com as famílias, conversar com os estudantes um pouco mais sobre o trabalho das benzedeiras.

Realizar a leitura da reportagem

 

“Quem faz é Deus, eu só rezo”, diz uma das benzedeiras mais tradicionais de Curitiba.[2]

 

A partir da leitura, buscar promover a reflexão com os estudantes sobre a importância das benzedeiras na cidade de Curitiba e no estado do Paraná.

O texto traz ainda a história da Maria Polenta, personagem folclórico conhecido do universo infantil, que também era uma benzedeira conhecida na cidade.

 

5° momento:

 

Retomar com os estudantes que o trabalho tanto de Curandeiros quanto das Benzedeiras não tem uma matriz religiosa específica, e que nos dois casos acontece muito do que chamamos de sincretismo religioso ou seja, uma mistura de uma ou mais crenças religiosas em uma única doutrina.
Apresentar então para os estudantes alguns exemplos de rituais de cura que são utilizados em algumas religiões:


MATRIZ OCIDENTAL:

Doutrina Espírita
Água Fluidificada ou Fluidoterapia

Os espíritas acreditam que a água possui um elevado potencial de absorção de energias e fluidos magnéticos, por esse motivo utilizam-se da chamada água fluidificada para auxiliar nos tratamentos espirituais ou de doenças corporais.
A chamada fluidificação da água, é realizada pelos espíritos desencarnados do plano espiritual, que irão transmitir sua energia de luz magnetizando a água e, segundo a doutrina, durante esse processo a água é transformada em elemento terapêutico, que ao ser inserida, transmite ao organismo recursos benéficos que permite o reequilíbrio: físico, energético e espiritual.
A recomendação de uso é de uma xícara de água fluidificada por dia.







https://coracaoemluz.blogspot.com/2014/06/agua-fluidificada.html

MATRIZ ORIENTAL:

Johrei
Igreja Messiânica Mundial

Johrei é um método de canalização de energia espiritual (Luz Divina), para purificação do espírito, capaz de transformar a desarmonia espiritual e material em harmonia.
Quando o homem tem pensamentos, palavras e ações que contrariam sua verdadeira natureza altruísta e espiritualista, ele acumula impurezas em seu corpo e em seu espírito, fazendo com que as doenças aumentem.
O Johrei purifica e desperta a verdadeira natureza divina do homem, restabelecendo seu equilíbrio original.
O messiânico qualificado para ministrar Johrei, na condição de canal da Luz Divina, transmite a energia espiritual ao seu semelhante por meio da imposição das mãos.
A luz do Johrei atua no espírito e se reflete no corpo trazendo bem-estar espiritual, mental e físico, independentemente da crença do recebedor.
Toda pessoa pode servir como canal da Luz Divina. Para tanto, basta ter vontade e manifestar o desejo de fazer outras pessoas felizes.




TEXTO COMPLEMENTAR

"Sendo o princípio do Johrei a irradiação da misteriosa luz invisível emanada do corpo humano, qual seria, então, a natureza dessa luz? Ela é uma espécie de energia espiritual, peculiar ao corpo humano, e seu componente principal é o elemento fogo. Portanto, na ministração do Johrei, necessita-se de grande quantidade desse elemento. À medida que se aproxima o Mundo do Dia, o elemento fogo vai aumentando no Mundo Espiritual, pois a fonte da irradiação desse elemento é o Sol. Assim sendo, além de ser eficiente na eliminação das doenças, o elemento fogo possui mais um fator de importância decisiva: seu incremento no Mundo Espiritual acelera o processo de purificação do corpo material, porque a transformação ocorrida naquele mundo causa influência direta no corpo espiritual. O aumento do elemento fogo tem a função de auxiliar a intensificação da energia purificadora das nuvens espirituais."

Meishu-Sama – “Transição da Noite para o Dia”, em 5 de fevereiro de 1947, extraído da coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 1, edição revisada








MATRIZ AFRO:

Passe
Umbanda


O passe é uma importante prática espiritual para os frequentadores da gira de umbanda (sessão, ou o momento de culto geral realizado no ambiente físico do terreiro).
Durante o passe acontece a troca de fluidos e energias entre o espírito incorporado e o consulente através da aplicação de um conjunto de forças espirituais que consiste na imposição das mãos e na utilização de outros elementos e técnicas variadas, como água, ervas, pedras ou colares, etc.  no qual o espírito, por meio do médium, retira as más energias e vibrações que possam estar atrapalhando o consulente; e lhe devolve energias puras, limpas, de paz e proteção. É como um remédio que desata sentimentos aprisionados, oferece ânimo, melhora no sono, promovendo sensação de bem estar e proteção. 
A Umbanda se espelha nas passagens do Evangelho na qual Jesus cura as pessoas e expulsa os espíritos obsessores, usando sua fé e a imposição das mãos.






PARA SABER MAIS

Sugestão de vídeos:

·         Globo Reporter -A Medicina Em Moçambique https://www.youtube.com/watch?v=WXJaKOGenqg

Benzedeiras – Ofício Tradicional - https://www.youtube.com/watch?v=eBPegB3IIU0

Sugestão de reportagem:


 





REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. MEC/SEF. Brasília. 1998.
BELLIERE, Charlotte. Uma estátua diferente. Campinas, SP: Saber Ler,2013
CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental: 1. ° ao 9. ° ano. Vol. 5. Curitiba, 2017.
MENDES, Maria Catarina. Terreiro do Pai Maneco: Umbanda pés no chão/ Maria Cristina Mendes, Laércio Ricardo Mattana Carollo et.al.Curitiba: edição do autor, 2019



O respectivo plano de aula faz parte do Informativo 47 da ASSINTEC


quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Símbolos Religiosos _ Matriz Indígena_ MANDALA SI’KULI


CONTEÚDO:  Símbolos religiosos.

OBJETIVO: Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas, contemplando as quatro matrizes.

ENCAMINHAMENTO:


MANDALA SI’KULI
https://www.elo7.com.br/chaveiro-mandala-mexicana-olho-de-deus-amuleto/dp/96B193

Si’kuli na Língua Huicol   significa “o poder de ver e compreender as coisas desconhecidas”

Si’kuli um símbolo antigo feito pelos indígenas da Bolívia, os Aymara, e os indígenas Huichol, lá do México. Esse tipo de artesanato simboliza uma espécie de prece para a prosperidade, para a saúde e para a felicidade. São ofertas feitas para os deuses pedindo um bom crescimento para as crianças e proteção. Podendo ser usado para enfeitar as paredes da casa, nos móveis do quarto das crianças, para trazer sorte e vigiar os pequenos.
Originalmente, era feito a partir de duas varas, que dão origem a quatro pontos, representando os quatro elementos: água, ar, terra e fogo. Normalmente, é o pai quem faz após o nascimento do filho. Ele começa a peça com o centro. Em cada aniversário, ele vai tecendo voltas ao redor do centro, até que a criança complete cinco anos de idade. A partir desse momento, a criança estará pronta para tecer ela mesma o seu Si’kuli, fazendo assim seus próprios pedidos para os deuses.
Cada uma das cores utilizada no Si’kuli tem um significado particular ou uma intenção. No momento da sua confecção, mentalizamos os desejos e as energias positivas. Quanto maior a diversidade de cores, mais serão os votos de coisas boas para a pessoa. Mas é preciso mentalizar todos os desejos durante a confecção da peça.
A Si’kuli de 8 pontas significa “materialidade, recompensa pelo esforço”.


Passo a Passo para confecção da Mandala Si’kuli

Materiais: Dois palitos de bambu ou espeto de churrasco; novelos de lã de diversas cores; tesoura.

Como fazer: 1.  Faça uma cruz com os palitos e, com voltas feitas com um fio de lã, una-os. A cor da lã central é a que você escolheu para o Olho, e em geral duas braçadas de lã servem para unir os palitos e já fazer o centro do Olho de Deus.
2. Vá trançando os fios de lã pelos palitos – passe o fio por cima do palito, dando uma volta, a seguir estique o fio e faça o mesmo a outra ponta da cruz.
3. Alterne as cores do trançado, pegando sempre de uma a duas braçadas de comprimento de fio. E quando terminar cada cor, una os dois fios com um nó.
4. Enfeite as pontas dos palitos como quiser.


arquivo pessoal

Rito de Iniciação _ Matriz Africana_ AMACI


Amaci _Centro Espiritualista Caboclo Tucurumã - Curitiba Julho/2021 acervo pessoal

AMACI vem da palavra ‘amaciar’, ‘tornar receptivo, é um dos rituais mais importantes da Umbanda.

O ritual de Amaci é uma espécie de iniciação do médium com a casa a qual está participando efetivamente, é uma benesse para o médium, pois através desse ritual se atrai e firma sua espiritualidade e compromisso com a religião, juntamente com a casa que escolheu para o seu desenvolvimento mediúnico e com os guias que irão se desenvolver.
Tem a função de “despertar” as faculdades mediúnicas, potencializando a sensibilidade e aguçando a mediunidade, também é um meio de o médium se manter em constante zelo pelo Pai de Santo, pois o Amaci é constantemente iluminado e mantido alimentado com orações e outros rituais realizados pelo Pai de Santo e/ou guia responsável pela casa.É através do Amaci que o médium se liga e se aproxima com Orixá regente de sua Coroa, firmando e recebendo a energia mais pura deste Orixá.


Passo a passo:

O ritual de Amaci é realizado através de uma lavagem de cabeça (chacra coronário), com a bebida do Orixá, juntamente com um preparo de água com ervas especificas, seguindo também de rituais específicos pertinentes a cada Terreiro.

Para realização deste importantíssimo ritual, o médium deve fazer alguns preceitos e resguardos durante alguns dias como: não ingerir bebida alcoólica, não se alimentar de qualquer tipo de carne, não ter relações sexuais, manter o equilíbrio espiritual e mental, tomar banhos de ervas, evitar contato físico, se alimentar com refeições mais leves e etc. (o preceito pode variar conforme a casa e o dirigente)

Amaci _Centro Espiritualista Caboclo Tucurumã - Curitiba Julho/2021 acervo pessoal


Amaci _Centro Espiritualista Caboclo Tucurumã - Curitiba Julho/2021 acervo pessoal

Ao contrário do que muitos pensam, o Amaci não é uma prisão do médium com a casa, sendo assim poderá ser levantado pelo Pai de Santo na saída do médium da casa ou por eventual descompromisso ou por não seguir a conduta da casa.
Amaci só acontece uma vez na vida do Médium, o resto são lavagens de Coroa.




Exemplos de ervas usadas para o ritual do Amaci:


Oxalá: boldo ( tapete de Oxalá), hortelã, alfazema, alecrim, alevante, manjericão, alfavaca, girassol, camomila, manjerona, malva branca, mil folhas, salvia, rosa branca, poejo, funcho (erva doce)

Iemanjá: folhas de lagrima de nossa senhora (capiá), hortelã, alfazema, rosa branca, flor e folhas de laranjeira, folha de trevo, jasmim, malva branca, pata de vaca marianinha.

Xangô: folha de café, alevante, hortelã, ameixeira, erva de são João, mil homens (angélico), quebra pedra, alfavaca roxa, lírio do brejo, gervão, eucalipto limão, pariparoba.

Oxossi: samambaia, capim limão, guiné, folha de araçá, pitanga, alecrim, malva cheirosa, alfazema, goiabeira, guaco, pariparoba, pitangueira.

Ogum: aroeira, losna, mangueira, carqueja, espada de são Jorge, sávia, tanchagem, cana do brejo, alfazema, agrião, jabuticaba, arnica, pata de vaca.

Oxum: camomila, erva cidreira, lírio, ipê amarelo, malmequer, arnica, alfavaca, samambaia, marcela.

Iansã: bambu, romã, espada de santa bárbara, pessegueiro, catinga de mulata, folhas de morango, alfazema, gerânio vermelho, louro, pessegueiro.




Texto adaptado de:

http://www.terreirocabocloakuan.com.br/amaci/

http://umbandatucu.blogspot.com/2016/01/voce-sabe-o-que-e-amaci-e-para-que.html

http://www.tucabocloubirajara.com/ritual-amaci/



Amaci _Centro Espiritualista Caboclo Tucurumã - Curitiba Julho/2021 acervo pessoal




terça-feira, 26 de março de 2019

Ritos religiosos_Matriz Africana _ Batismo


OBJETIVOS:  
  • Conhecer a existência de diferentes ritos e rituais de iniciação, contemplando as quatro matrizes.
  •  Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, casamento e morte), contemplando as quatro matrizes.
CONTEÚDOS:  Ritos religiosos.

ENCAMINHAMENTO:

Texto para apoio do professor

O batismo de bebês e crianças é um momento sublime e de grande importância. É neste momento em que a criança recebe as bênçãos e a proteção da espiritualidade. Na umbanda o batismo é feito por aspersão, na qual a água é derramada sobre a cabeça do batizando.
Nessa ocasião assim como em outros momentos de gira (nome utilizado para designar a reunião) os médiuns utilizam vestimentas brancas, o branco é a cor oficial da Umbanda, não só por representar a paz, mas também pelo sentido que possui relacionado aos fundamentos da religião. Um deles é que o branco é o resultado da união de todas as cores refletidas, sugerindo assim o que são as premissas da Umbanda: a junção de influências em uma só crença, a união de todos os orixás em um só Deus e de todas as linhas de trabalho em um só objetivo o da caridade-amor. 
A cor também contribui terapeuticamente, auxiliando na concentração e inspirando bons fluidos, além de que o branco é a cor de Pai Oxalá, regente da fé, do sentido religioso e da criação deste mundo. Para os frequentadores o branco traz a ideia de igualdade entre os participantes da gira.


As guias (colares utilizados no pescoço) são verdadeiros para-raios em defesa dos médiuns. Elas são imantadas pelos guias chefes ou pelos dirigentes da casa através das energias da natureza para servirem de escudos contra as energias negativas que possam se aproximar dos servidores da Umbanda na prática da caridade. Se por algum momento, alguma carga negativa se aproximar, essa carga se choca à guia de contas como um escudo de proteção para o médium.
As guias, além de servirem de proteção, também têm outras funções como:
- Elo de ligação psíquica entre médium e espírito;
- Instrumento de auxílio nos tratamentos espirituais;
Serão confeccionadas de acordo com as regras da casa espiritual ou a pedido de uma entidade específica.




Elementos utilizados na celebração do batismo:

 SAL, AZEITE, ÁGUA, VELA E FLORES, PONTO CANTADO

SAL: representa o sabor da vida, o prazer em viver
AZEITE: representa a unção
ÁGUA: é a matriz da vida, representa a tradição de se lavar a cabeça, purificação e é o ponto de culminância no batizado, traz o sagrado através da coroa da criança. 
VELA: significa a luz. Quando se acende uma vela, se firma uma intenção, se abre um portal para espiritualidade
FLORES: são utilizadas para enfeitar, trazer alegria ao momento
PONTO CANTADO: nesse momento também, canta-se um ponto específico para celebrar o batismo do bebê

Batismo No Jordão - Terreiro do Pai Maneco

Vou pedir a São João /O batismo no Jordão /Água pra benzer
Benzer e bem dizer / Sal, sabor da vida / Vida, viva com amor / Óleo para unção
União com o fogo do saber / Vamos todos meus irmãos
Estender as nossas mãos /Para abençoar este filho dos Orixás
Segue o teu caminho/Nada lhe faltará / Zambi está contigo /E sua vida iluminará




IMPORTANTE: A ritualista de umbanda é bastante vasta, a forma com que se realiza este ritual difere  de um templo para outro, mas em síntese ocorrem os mesmos preceitos. 

O ritual apresentado aqui  ocorreu no Terreiro do Pai Maneco localizado na cidade de Curitiba –PR.

As imagens foram cedidas e autorizadas pela família.

Congá (altar) 

Mesa do batizado contendo sal, azeite, água , vela e flores


Mesa do batizado

momentos batizado

Madrinha  com as velas 

Apresentação aos orixás